Ilhabela está localizada no litoral norte do estado de São Paulo. É o único município–arquipélago marinho brasileiro. Em 20 de janeiro de 1502 a primeira expedição exploradora enviada ao Brasil pelos portugueses, chegou a Ilhabela, que na época foi batizado pelos membros da expedição com o nome do santo do dia, São Sebastião. Somente em 1945, esse município passou a ser chamado de Ilhabela.
O município-arquipélago de Ilhabela possui um território de 348,3 km² (IBGE) e suas principais ilhas são, pela ordem em termos de área, a de São Sebastião, a dos Búzios, a da Vitória e a dos Pescadores - todas habitadas. A Ilha de São Sebastião é a segunda maior ilha marítima do Brasil, superada apenas pela de Santa Catarina.
O clima da região é o tropical litorâneo úmido ou tropical atlântico. Tem clima quente e úmido, com temperatura média anual de 24,8°C e precipitação anual de 1.504 mm.
Tem forte influencias ainda das comunidades caiçaras (que habitaram a região), que na linguagem indígena significa estacas e ganhas de espinhos colocados em volta da aldeia pra defesa, e mais tarde foi usada para denominar as pessoas e comunidades dos litorais: paulistas, sul - fluminenses e paranaenses.
Espalhadas pelas ilhas de São Sebastião, dos Búzios e da Vitória existem ainda 18 núcleos de comunidades tradicionais caiçaras, onde cerca de 1,2 mil moradores vivem quase que exclusivamente da roça de subsistência e da pesca artesanal, cujo excedente é comercializado.
A formação das comunidades caiçaras é a mesma que ocorreu na colonização do litoral, com ciclos econômicos centrados em monocultura extensiva e pouco uso de técnicas desenvolvidas.
Até a década de 1960 os moradores das comunidades caiçaras espalhados pelo arquipélago tinham como principal ocupação a agricultura de subsistência, tendo a pesca como segunda atividade.
Já a partir da década de 1960, com a possibilidade da venda comercial do pescado e o maior acesso a bens de consumo, os moradores passaram à condição de pescadores-agricultores. E por fim, nos últimos 30 anos, foram muitos os que deixaram também de ser pescadores-agricultores (termo usado para o povoado que vivia em Ilhabela antes do descobrimento), pois foram morar em grandes centros urbanos.
Há mais de um século, a procissão de São Pedro, homenagem dos pescadores ao seu santo protetor, é realizada todos os anos, no final de Julho. A imagem de São Pedro deixa a Igreja Mariz de Ilhabela, participa da missa Campal realizada a frente das colônias dos Pescadores, e acompanhada pelo Pároco local e pelo Coro da igreja entoando o hino à São Pedro, é colocada no barco de pescadores locais e conduzida a procissão com destino ao Bairro de São Francisco, em São Sebastião, Praia da Armação e, finalmente rumando para o ponto de partida no centro de Ilhabela.
Distancias e serviços:
A balsa que leva de São Sebastião a Ilhabela funciona 24 horas, das 6 à meia noite, demora meia hora. E da meia noite até às 6, cerca de uma hora. E preços fixos. Para mais informações: http://www.ilhabela.com/balsa.asp?ban=6
Distancias das principais capitais até Ilhabela (de carro, e contando a balsa):
São Paulo – 210 km
Rio de Janeiro – 407 km
Belo Horizonte - 637 km
Petrópolis(RJ) - 473 km
Brasília(DF) - 1192 km
Cabo Frio(RJ) - 556 km
Vitória(ES) - 921 km