• Passaport On-line - Seja bem vindo ao maior portal e mais completo guia de relações turísticas, culturais, gastronômicas, sociais, políticas e comerciais de Caraguá.


     
 
Caraguá
 
 
Sábado
24 de Junho de
2017
 

 


História

Autor: 
Cadastrado: 02/11/2011 : 13:23:38 - Atualizado: 02/11/2011 : 23:04:39
6735 page views

Caraguá começou a ser povoada no início de 1600, através das Sesmarias. A 1ª que se conhece ocupou a bacia do Rio Juqueriquerê, em 1609 e foi doada pelo Capitão-mor Gaspar Conqueiro aos antigos moradores de Santos, Miguel Gonçalves Borba e Domingos Jorge, como prêmio por serviços prestados á Capitania de São Vicente.
A partir desta data tem indício a ocupação na região do Juqueriquerê, que pelas suas condições favoráveis, despertava a atenção de colonos. Em meados do século XVI, começava a surgir o primeiro povoado da Vila de Santo Antônio de Caraguá.
Em 1693, um violento surto de varíola, a qual o povo vulgarmente tratava por “Bexigas”, vitimou parte da população da Vila; o restante dirigiu-se para a cidade de Ubatuba e São Sebastião, ficando então o local conhecido como a “Vila que desertou”. Devido à epidemia que se abateu sobre o povoado, o pequeno vilarejo ficou deserto, resistindo somente a igrejinha de invocação a Santo Antônio. Contudo, aos poucos, a Vila de Caraguá foi sendo novamente povoada.
Com a realização de recentes pesquisas sobre a história do município, comprovou-se que sua data de fundação é 1664/1665 e seu fundador é Manuel de Faria Dória, Capitão-mor da Capitania de Itanhaém.
Em meados do século XVIII, o novo povoado viu crescer o número de seus habitantes a tal ponto que despertaria o interesse do capitão geral da capitania de São Paulo, D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão Morgado de Mateus a tomar providências para que o povoado de Santo Antônio de Caraguá fosse elevado à condição de Vila, em 27 de setembro de 1770, sem emancipação político-administrativa. Em 1847 foi elevada à condição de “Freguesia” pela lei nº 18 de 16 de março de 1847, sancionada por Manuel da Fonseca Lima e Silva, Presidente da província de São Paulo.
Em 1857, pela lei nº 30, de 20 de abril de 1857, sancionadas por Antônio Roberto D'Almeida, Vice-presidente da província de São Paulo, Caraguá é elevada à categoria de Vila. Nesta data, passou a ter sua emancipação político–administrativa, deixando de pertencer a São Sebastião. Foi reconhecida como Estância Balneária em 1947, pela lei nº 38, de 30 de novembro de 1947 e sua Comarca instalada em 26 de setembro de 1965.

Classificados da Cidade
   
     

 
 
TAGs
   

historia caragua, caraguatatuba litoral norte, litoral norte historia, historia caraguatatuba

     

Palavras Relacionadas
   

litoral norte historia,

historia caragua,

caraguatatuba litoral norte,

historia caraguatatuba

     

Entre em contato através das informações abaixo.
   
   
Preencha o formulário abaixo para enviar um e-mail.
     
Nome:
E-mail:
DDD:
Telefone:
Mensagem:
     
 
Long Time LDPC Search Engine
 
Short LDPC Search Engine
 
 
     

 
 
 

Clique em um estado no mapa abaixo!
 
Estado selecionado: São Paulo.
Total de cidades encontradas: 9 cidade(s).
 
 
E-mails:
contato@passaportonline.com.br
comercial@passaportonline.com.br
 
 
 
 

Preencha os campos abaixo e clique em 'Enviar'.
*Nome:
*Telefone:
*E-mail:
*Mensagem:
  Passaport® - Sua empresa em evidência na Internet!
http://www.passaportonline.com.br - Copyright© 2011