Parte Baixa : Região Agulhas Negras : Parte baixa - Parque Nacional - Itatiaia - Passaport Online - Região das Agulhas Negras - passeios, roteiros, turismo, aventura, ecoturismo, parte baixa, parte, baixa, parque, nacional, itatiaia, passaport, regiao, agulhas, negras 
 
 
• Passaport On-line - Seja bem vindo ao maior portal e mais completo guia de relações turísticas, culturais, gastronômicas, sociais, políticas e comerciais de Região Agulhas Negras.


     
 
Região Agulhas Negras
 
 
Quinta-feira
16 de Agosto de
2018
 

 


Parte Baixa

Autor: 
Cadastrado: 10/05/2011 : 15:48:44 - Atualizado: 10/05/2011 : 15:48:44
5292 page views
Parte Baixa - Parque Nacional de Itatiaia***LINHA***Foto Terra de Encantos Brasil
Parte Baixa - Parque Nacional de Itatiaia***LINHA***Foto Terra de Encantos Brasil
Parte Baixa - Parque Nacional de Itatiaia***LINHA***Foto Terra de Encantos Brasil

Pela BR-485, a 8 km, chega-se à parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia, criado com o objetivo de conservar e preservar a natureza da região. No portal de entrada é possível encontrar informações, com folhetos explicativos e a relação dos guias de turismo especializados para orientar os visitantes nas trilhas.
A natureza divide o Parque em ambientes distintos com expressiva reserva da Mata Atlântica na parte baixa em torno de 750m do nível do mar e com plantas miúdas e retorcidas, os campos rupestres típicos das áreas altas e frias, na parte alta a 2.791,6m.

Em toda região do Parque Nacional, principalmente no inverno, os dias são frios e agradáveis. Na parte alta o frio é mais intenso, e a temperatura nos picos chega a atingir 15 graus negativos, o que provoca freqüentes geadas e até neve.
No Parque desfruta-se de recantos extraordinários, como a Mata Atlântica que é uma das mais ricas em biodiversidade, destacando plantas como as Jaquitibas, as quaresmas, cedros, samambaias, bromélias, orquídeas, que são abundantes, e formam um refúgio perfeito para vários animais como, esquilos, quatis, paca, anta, macaco – prego, tucano, beija – flor, e muitos outros.
Basta estar atento para comprovar a importância do Parque Nacional do Itatiaia na preservação das espécies da nossa Fauna e Flora .
Além desse paraíso natural no Parque encontra-se infra-estrutura de hospedagem, com hotéis aconchegantes em meio a Mata Atlântica.
Durante a visita, é importante observar as normas e as orientações dadas pelo Parque – regras de Uso Público, os horários que devem ser cumpridos e os cuidados para evitar danos ao meio ambiente.
Fácil de chegar até bem perto dos atrativos

Na Parte baixa do Parque se consegue, de carro, chegar bem próximo à maioria dos atrativos. Para apreciar e sentir a natureza, uma das opções é o Mirante do Último Adeus, com altitude de 810m é o mais fácil - é só subir alguns degraus e logo se vê o Rio Campo Belo, a Represa do Funil e a cadeia de montanhas de Itatiaia.
Vale a pena uma visita ao Centro de Visitantes.

O Centro de Visitantes Prof. Wanderbilt Duarte de Barros, nome dado em homenagem ao ex-diretor, que iniciou as atividades do centro em 1942, é formado por três pavilhões e é cercado de jardins, onde se encontram o Museu, o Laboratório Científico, o Auditório Tom Jobim, a Biblioteca, e Salas de Pesquisas.
O Museu Regional da Fauna e da Flora

Com exemplares da fauna e da flora encontradas na região, o museu oferece exposições e coleções para estudos, todas com imenso valor científico. São cerca de 2.328 espécies de frutos, 400 peças de répteis, aves e mamíferos, e 2.254 artrópodes (insetos e aracnídeos). Na coleção de estudos existem 1.108 animais preparados, 10.200 artrópodes e 7000 amostras de flora. As primeiras coleções do Museu foram registradas em 1913 e 1923.

Calçada da Fauna

Na parte externa do Centro de Visitantes, está a Calçada da Fauna, onde estão registradas em placas de cimento as pegadas dos animais típicos da Mata Atlântica, o que facilita ao visitante identificar as pegadas encontradas no decorrer das trilhas do parque.
Lago Azul

O lago Azul, que tem esse nome porque o reflexo da luz do sol deixa suas águas azuis e cristalinas, é uma piscina natural em meio às rochas espalhadas pelo Rio Campo Belo. Localiza-se a 500m do Centro dos Visitantes, tem uma trilha bem acessível e uma escadaria de 120 degraus, boa para aquecer e preparar um bom mergulho envolvido pela mata.
Cachoeiras e piscinas naturais

Lembrando que, em todo o parque, as águas são muito frias o ano inteiro, o turista encontra a 2,5km do centro de visitantes, uma trilha de 450m e, no final, avista um paredão negro quase liso contrastando com as águas brancas que formam a Cachoeira da Poranga e um lago com águas esverdeadas propício para um mergulho.
Seguindo por mais 1,5km (4km do Centro de Visitantes) está o complexo do Maromba, formado pela Piscina do Maromba, Cahoeira Itaporani e Cachoeira Véu de Noiva.
Após a ponte descendo uma escadaria encontra-se a Piscina do Maromba, a 1.100m de altitude, formada pela natureza que acalma o rio é um local apropriado para um mergulho cauteloso.
Por uma trilha que penetra a mata a 500m da ponte encontra-se a Cachoeira do Itaporani com um lago de águas verdes e cristalinas, convidando para um mergulho.
No meio da trilha que leva a Cachoeira do Itaporani, encontra-se o acesso para uma trilha de cerca de 200m que leva até a Cachoeira Véu de Noiva, a maior do parque, com 40 metros de altura. Na parte baixa do Parque encontram-se várias trilhas, cachoeiras, e mirantes, a riqueza da Mata Atlântica e toda a sua biodiversidade, com plantas e animais como, esquilos, quatis, paca, anta, macaco– prego, tucano, beija – flor, e muitos outros.

Orientações do Parque (Parte Baixa)

São vedadas:
- entrada de animais domésticos,
- utilização de trilhas não autorizadas,
- acampamento nas áreas do parque, e
- fogueiras.

Outras opções de Parque Nacional

Outras opções de Roteiros

Classificados da Cidade

 
 
TAGs
   

ecoturismo, agulhas, passaport, nacional, passeios, parte baixa, baixa, parque, negras, itatiaia, parte, roteiros, turismo, regiao, aventura

     

Palavras Relacionadas
   

parte baixa,

nacional,

ecoturismo,

roteiros,

itatiaia,

parque,

baixa,

negras,

passeios,

aventura,

parte,

turismo,

agulhas,

passaport,

regiao

     

Entre em contato através das informações abaixo.
   
   
Preencha o formulário abaixo para enviar um e-mail.
     
Nome:
E-mail:
DDD:
Telefone:
Mensagem:
     
 
Long Time LDPC Search Engine
   

     
 
Short LDPC Search Engine
 
 
     

 
 
 

Clique em um estado no mapa abaixo!
 
Estado selecionado: Rio de Janeiro.
Total de cidades encontradas: 0 cidade(s).
 
 
E-mails:
contato@passaportonline.com.br
comercial@passaportonline.com.br
 
 
 
 

Preencha os campos abaixo e clique em 'Enviar'.
*Nome:
*Telefone:
*E-mail:
*Mensagem:
  Passaport® - Sua empresa em evidência na Internet!
http://www.passaportonline.com.br - Copyright© 2011
Anunciantes Relacionados