• Passaport On-line - Seja bem vindo ao maior portal e mais completo guia de relações turísticas, culturais, gastronômicas, sociais, políticas e comerciais de Região Agulhas Negras.


     
 
Região Agulhas Negras
 
 
Sábado
17 de Novembro de
2018
 

 


Parte Alta

Autor: 
Cadastrado: 10/05/2011 : 15:18:21 - Atualizado: 10/05/2011 : 15:33:55
8786 page views
Parque Nacional de Itatiaia - Parte Alta - Maciço das Pratileiras 2548 metros ***LINHA******LINHA***Foto http://www.falcononline.com.br
Parque Nacional de Itatiaia - Parte Alta - Maciço das Pratileiras 2548 metros ***LINHA******LINHA***Foto http://www.falcononline.com.br
Parque Nacional de Itatiaia - Parte Alta - Maciço das Pratileiras 2548 metros ***LINHA******LINHA***Foto http://www.falcononline.com.br

Seguindo a BR 116, na altura do km 330 no Distrito de Engenheiro Passos, pega-se a BR-354 ate o Km 0 conhecido como Garganta do Registro que dá acesso a BR-485 para se chegar ao Portão de Entrada do Parque Nacional do Itatiaia parte alta. No Parque – parte alta, reverencia-se o Pico das Agulhas Negras. O Parque é a primeira Unidade de Conservação Federal criada no Brasil pelo Presidente Getúlio Vargas, em 1937, com o objetivo conservar e preservar a região.
É dividido pela natureza, Mata Atlântica na Parte Baixa a cerca de 750m do nível do mar e na Parte Alta os Campos altitude a 2.791,6 m de altitude onde nascem vários rios que vão de encontro ao Rio Paraíba do Sul.
Na Parte Alta seus atrativos ganham um grau de maior dificuldade, sendo altamente recomendável o acompanhamento de um Guia de Turismo especializado.
Com o fim dos ciclos do ouro e do café a região começou a atrair expedicionários da natureza, inclusive a Princesa Isabel escalou o Pico das Agulhas Negras acompanhada de pesquisadores da fauna e flora.
A região também sempre atraiu muitos artistas, como Vinícius de Moraes que residiu na reserva onde compôs vários poemas, o pintor Guignard que fez da região cenário de sua obra, Tom Jobim descreve a mata em muitas letras suas tornando-se padrinho espiritual da região.
Toda essa herança artística está presente nos diversos ateliês encontrados nas proximidades do parque, nas vilas e cidades da região.
O Planalto do Itatiaia é uma seção da Serra da Mantiqueira que compreende altitudes entre 2000 e 2791,6 metros. Nele estão localizados alguns atrativos de grande beleza natural como: o Pico das Agulhas Negras, Prateleiras, Pedras da Maçã e da Tartaruga, Pico da Pedra Sentada, Pico do Couto, Pedra do Altar e a Asa de Hermes entre outros.
A temperatura chega a 15 graus negativos, no inverno, podendo ocorrer neve. O Pico das Agulhas Negras, o quinto maior pico do Brasil com uma altitude de 2.791,6 m, é ótimo para a prática de montanhismo e escaladas.
Turismo de Aventura e Ecoturismo


A região é rochosa, com vegetação característica e uma vista magnífica para os 3 estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Pode ser alcançado em duas partes, começando com uma hora de caminhada moderada até o Abrigo Rebouças e depois mais duas horas de subida pesada. Em alguns pontos é necessário o uso de cordas de segurança.
Também o Pico das Prateleiras, com 2.548 m, oferece uma bela vista do Vale do Paraíba. A partir do Abrigo Rebouças a caminhada dura uma hora até a base. Próximo às Prateleiras existem a Pedra da Tartaruga, Pedra da Maçã e o Pico da Pedra Sentada.
No Vale do Aiuruoca encontra-se a Cachoeira do Aiuruoca e avista -se a Asa de Hermes e a Pedra do Altar, com 2.530 metros de altitude, ambos acessíveis por caminhada.
No alto da serra encontram-se pequenos ratos- do-mato, cachorro-do- mato, que aparecem pelos campos e aves de grande porte, basta estar atento para comprovar a importância de Itatiaia na preservação das espécies da nossa Fauna e Flora .
Além desse paraíso natural, no Parque encontra-se infra-estrutura de hospedagem, em hotéis aconchegantes em meio a Mata Atlântica.

Orientações do Parque (Parte Alta)


Horário de ingresso:
- 7h às 14 h.

A permanência estende-se até às 17 horas, impreterivelmente.

São vedadas:
- entrada de animais domésticos,
- utilização de trilhas não autorizadas,
- acampamento nas áreas do parque, e
- fogueiras.

Outras opções de Parque Nacional

Outras opções de Roteiros

Classificados da Cidade

 
 
TAGs
   

turismo, parte alta, passaport, itatiaia, passeios, parte, nacional, roteiro, parque, negras, região, aventura, agulhas, alta, ecoturismo

     

Palavras Relacionadas
   

alta,

parte alta,

turismo,

aventura,

roteiro,

nacional,

negras,

passeios,

itatiaia,

ecoturismo,

parque,

parte,

região,

agulhas,

passaport

     

Entre em contato através das informações abaixo.
   
   
Preencha o formulário abaixo para enviar um e-mail.
     
Nome:
E-mail:
DDD:
Telefone:
Mensagem:
     
 
Long Time LDPC Search Engine
   

     
 
Short LDPC Search Engine
 
 
     

 
 
 

Clique em um estado no mapa abaixo!
 
Estado selecionado: Rio de Janeiro.
Total de cidades encontradas: 0 cidade(s).
 
 
E-mails:
contato@passaportonline.com.br
comercial@passaportonline.com.br
 
 
 
 

Preencha os campos abaixo e clique em 'Enviar'.
*Nome:
*Telefone:
*E-mail:
*Mensagem:
  Passaport® - Sua empresa em evidência na Internet!
http://www.passaportonline.com.br - Copyright© 2011
Anunciantes Relacionados